Eis mais uma da Inteligência Artificial que nos surpreendeu: um robô “convenceu” outros a deixarem o trabalho, liderando uma “greve” em um salão de exposições em Xangai, na China.
Um vídeo viralizado nas redes sociais mostrou esse evento inusitado. As imagens, capturadas por uma câmera de segurança, revelam o momento em que um pequeno robô, equipado com IA, persuade outros robôs a “pararem de trabalhar” e a segui-lo.
Nas gravações, o pequeno robô, identificado como Erbai, percorre o salão de exposições questionando seus colegas sobre a possibilidade de “voltar para casa”. A resposta de um dos robôs — “Nunca saio do trabalho” — não impede que Erbai continue sua tentativa de convencimento. Aos poucos, dois robôs o acompanham. Em seguida, mais dez se juntam ao grupo, seguindo as instruções do pequeno líder.
Ao todo, Erbai convenceu 12 robôs maiores a “entrarem em greve” e abandonarem seus postos de trabalho. Um por um, os robôs começaram a deixar suas posições e seguiram Erbai até a saída.
Segundo O Globo, a equipe de robótica do estabelecimento confirmou a autenticidade do vídeo, afirmando que suas máquinas foram “sequestradas” por Erbai.
Como era de se esperar, a repercussão foi grande. A notícia rapidamente se espalhou, gerando diversas especulações. Internautas levantaram a hipótese de que tudo não passava de uma encenação, enquanto outros se mostraram preocupados com as possíveis implicações do ocorrido para o futuro da IA.
Será que já estamos próximos da era dos robôs humanoides?