Cunha Couto

Gestor de Crises

Os últimos tempos do bônus demográfico no Brasil: os resultados do Censo e o que nos espera

CCBlog0113

Este era um dos assuntos estudados pelo então Gabinete de Crises da Presidência da República, desde o início dos anos 2000.

Nossa área de estudos era apoiada por especialistas nesse tema que trocavam ideias e conhecimentos, cujos resultados, depois, eram relatados ao governo nas perspectivas de crises e de oportunidades.

Havia, já naqueles anos, preocupação, compartilhada pelo Embaixador Rubens Ricúpero, que nos honrava com suas opiniões, de se perder o tempo desse bônus, em que tínhamos maioria da população ainda jovem, propiciando boa relação do número de trabalhadores ativos superando o de crianças e idosos somados.

É curioso compararmos este Censo 2022 com o 1º Censo, de agosto de 1872. Há 151 anos o país contava com pouco menos do que 10 milhões de habitantes, sendo 38% de pardos e mulatos, 38% de brancos, 20% de negros e 4% de indígenas.Os escravos eram 15% da população e o índice de analfabetismo chegava a 80%.

Hoje, segundo os dados do IBGE, somos 203 milhões de habitantes, menos do que se projetava para 2022.

A divulgação dos números do último Censo Demográfico nos leva a reconhecer que o Brasil está envelhecendo rapidamente.

Com isso, os trabalhadores que contribuem para a Previdência diminuem e aumentam os que dela dependem, dificultando sua sustentabilidade e o atendimento de seus beneficiários.

Agrava esse quadro os dados de que a taxa de natalidade caiu e a expectativa de vida aumentou.

O que precisa ser feito?

Para os pesquisadores de várias áreas que se debruçam sobre esses novos números, há consenso de que os jovens são determinantes para o desenvolvimento futuro do Brasil e precisam ser priorizados no foco de nossas políticas públicas, tornando-os mais bem educados e mais produtivos do que nossa geração foi. Só assim o país crescerá.

Os estudiosos citam que é recorrente que um país só enriquece antes de envelhecer. Por isso, temos que aproveitar esse resto de tempo que ainda nos favorece.

Os desafios para os setores público e privado aí estão colocados. E a janela do bônus demográfico está se encerrando…

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *