É fundamental a definição do relacionamento gerencial do Gabinete de Crise com a Chefia; em outros termos, a relação com quem aciona o gerenciamento de uma crise.
A liderança desta chefia imediata, acima do Gabinete de Crise, tem o papel de garantir à equipe deste Gabinete a tranquilidade necessária para contatar aquelas pessoas e informações que irão esclarecer, ao máximo, a situação de crise.
Um lider focado
Quanto mais este líder gerenciar a equipe de solução de crises focado nos resultados a serem alcançados e menos nos procedimentos a serem adotados, mais as atuações realizadas poderão apresentar as flexibilidades e especificidades necessárias para a solução da crise em questão.
Tivemos diferentes chefias nos muitos acionamentos do Gabinete de Crises na Presidência da República. Podemos dizer-lhes que, baseados nestas experiências, nas vezes em que a recomendação da condução do nosso trabalho foi baseada, somente, na aplicação de procedimentos, as crises foram precariamente prevenidas ou gerenciadas.