Cunha Couto

Gestor de Crises

Fatos históricos curiosos de Março 

CCBlog276

DECRETO NERO

Em 19 de março de 1945, Hitler assinou um decreto que ordenava a destruição da infraestrutura alemã.

O documento determinava a destruição da infraestrutura da Alemanha e dos países por ela ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso aos territórios nazistas. No entanto, a ordem foi deliberadamente desobedecida por Albert Speer, arquiteto-chefe e ministro do Armamento do Terceiro Reich.

Mais tarde, o ato ficou conhecido como Decreto Nero, em alusão ao imperador romano que teria incendiado Roma no ano de 64 d.C.

DATAS SEM BATALHAS NO BRASIL

O dia 26 de março é uma das duas datas (juntamente com 25 de fevereiro) em que não ocorreram batalhas na história do Brasil. Cada um dos demais 363 dias do ano possui registro de batalhas nos mais de cinco séculos da história brasileira (fonte: Hernâni Donato, Dicionário das Batalhas Brasileiras).

1ª TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO

Em 30 de março de 1922 (centenário da Proclamação da Independência do Brasil), Sacadura Cabral e Gago Coutinho iniciaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, partindo do rio Tejo, em Portugal, e com ponto de chegada no Rio de Janeiro (62 horas e 26 minutos de voo).

Interessante notar que Gago Coutinho não considerava essa travessia aérea do Atlântico como o seu maior feito. Essa honra, segundo ele, coube à travessia a pé (ida e volta) do continente africano, colocando postes e linhas de telégrafo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *