Neste mundo hiperconectado e acelerado, as crises se sucedem e atingem empresas, governos, instituições e até mesmo a nossa vida pessoal. Saber preveni-las e gerenciá-las, portanto, é fundamental, seja para garantir a segurança e a continuidade dos negócios ou da governabilidade, como para assegurar a nossa própria estabilidade em meio a incertezas e adversidades.
Você estará capacitado para antever e lidar com situações inesperadas e imprevistas, encontrar saídas para as crises, mitigar seus efeitos e até mesmo explorar as oportunidades que se abrem.
Você disporá de uma metodologia para tomar decisões rápidas e eficazes em situações de emergência, ajudando a minimizar os danos e a proteger os interesses da organização.
Você adotará melhores práticas para se comunicar com o seu público-alvo, com a mídia e outros stakeholders durante uma crise que pode afetar a governabilidade, a segurança dos negócios ou a reputação de uma organização.
Você saberá proteger a reputação de sua empresa ou instituição, ao ser capaz de prevenir crises e evitar que a imagem e a credibilidade da organização saiam arranhadas.
A capacitação de gestão de crises é um investimento importante para garantir a segurança e a estabilidade tanto na sua atuação profissional como na sua vida pessoal.
As habilidades e conhecimentos adquiridos nesta formação em gestão de crises são valiosos para aqueles que buscam cargos de liderança.
Doutor em Política e Estratégia Marítima, professor e consultor, Cunha Couto tem vasta experiência na área de planejamento estratégico e gestão de crises. Chefiou o Gabinete de Crises da Presidência da República de 1998 a 2011. É co-autor do livro Gabinete de Crises – Histórias reais FHC – Lula – Dilma, onde relata os bastidores de crises dribladas e enfrentadas pelo Palácio do Planalto à época.
Organizado em nove módulos principais, o curso ensina uma metodologia especial de prevenção e gerenciamento de crises e traz exemplos reais de situações complexas e conflitivas e de como elas foram gerenciadas. A formação possui carga horária de oito horas e conta com a participação de profissionais renomados de diferentes áreas, como Diplomacia, Psicologia e Comunicação.
• Conceitos: crise; gerenciamento de crise; gabinete de crise.
• Prevenção e gerenciamento.
• O processo decisório em uma crise.
• Formação de equipe para gerenciar crise.
• O processo de tomada de decisão.
1. Buscar conhecimento; 2. Acompanhar temas; 3. Prevenir a crise; 4. Gerenciar a crise; 5. O pós-crise.
• Como buscar conhecimento sobre o tema com potencial de gerar crise.
• O exercício do acompanhamento desse tema.
• Como atuar para prevenir a crise.
• Como gerenciar a crise que não foi possível ser prevenida.
• O gerenciamento no pós-crise.
• Lições aprendidas na gestão de crises e reflexões.
• O papel dos profissionais em Relações Internacionais;
• A escala geográfica minima para acompanhamento da crise;
• Implicações de o Brasil ser um país com dez vizinhos.
• A visão de mundo e o impacto na tomada de decisão.
• Estudo de caso: articulação da ajuda humanitária ao grande terremoto de 2010 no Haiti, atingindo a tropa brasileira na MINUSTAH.
• A visão de um Embaixador que atuou no Gabinete de Crises da Presidência da República.
• As informações, os dados e o conhecimento em uma crise.
• As redes e as parcerias em uma crise.
• Prevenção e gestão de crises de marca.
• A boa Comunicação no gerencimento de crise.
• Comunicações numa crise (lições aprendidas).
• Histórias reais de prevenção de crises.
• Histórias reais de gerenciamento de crises.
• Crises pessoais de identidade.
• Consequências dos traumas.
• Lições aprendidas de casos clínicos.
• As consequências das crises pessoais na vida profissional.
• Aprendizados e boas práticas na gestão de crises em empresas.
• Lições de gestão de crises aplicadas a produtos.
• Aprendizados com a plataforma ESG (environmental, social and governance).
Os alunos que assistirem a todos os módulos do curso online receberão o certificado de Gestor de Crises™.
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