No dia 12 de dezembro de 2022, um foguete SpaceX Falcon 9 será lançado da Base Vandenberg da Força Aérea dos Estados Unidos, na Califórnia, para colocar em órbita o satélite SWOT (Surface, Water and Ocean Topography). Trata-se de projeto da NASA em parceria com as agências espaciais do Reino Unido, França e Canadá.
A missão do SWOT é realizar levantamento global de 90% da água de superfície da Terra, isto é, os rios, lagos, oceanos e mesmo as florestas amazônicas inundadas.
Ademais, o satélite observará em detalhe a topografia da superfície dos oceanos e medirá como os corpos de água mudam com o tempo.
Os primeiros seis meses após o lançamento serão para “amostragem rápida”, com órbitas de um dia, a uma altitude de 857 km, para calibrar os instrumentos e verificar a validade dos objetivos da missão. Membros da comunidade científica oceanográfica e de hidrologia de todos os países poderão participar desta etapa. A fase de “amostragem rápida” será substituída por órbitas de observação, com altitude de 891 km.
Em suma, 71% da superfície da Terra é coberta por água e com o SWOT será aberto todo um mundo de conhecimento, primeiro passo para se chegar a soluções para a crise que ameaça toda a população da Terra.