Cunha Couto

Gestor de Crises

A governabilidade de uma instituição em situação de crise – o exemplo de ano eleitoral

CCBlog0026

A governabilidade é um aspecto que sempre preocupa, pois, afinal de contas, o gerenciamento de crise está subordinado ao presidente ou ao mais alto dirigente de uma instituição.

Uma definição nos aponta que governabilidade é a capacidade de gerir os negócios, arbitrar os conflitos e atender às demandas da sociedade e dos clientes. Ajudar a manter esta capacidade gerencial é algo muito próximo do que se imagina ser o trabalho de gerenciamento de crise.

É com essa percepção que identificamos sinais de crise de governabilidade em finais de mandatos, quando fica mais evidente a dificuldade em governar.

De modo geral, o período de eleições presidenciais tende a ser visto como fator limitador da governabilidade. Por exemplo, a legislação brasileira contempla regras especiais de orçamento e de contratação de pessoal para os anos eleitorais.

Portanto, é da própria natureza política do sistema republicano presidencialista ser caracterizado por uma etapa final de mandato com governabilidade um tanto debilitada, pois o governo anuncia a data fatal de fim de Governo (exceto nos casos de reeleição), provocando inevitável desgaste na capacidade de governar, além das questões derivadas da contenda eleitoral.

É quando há casos de grandes manifestações populares, colocando em xeque a eficiência do gerenciamento governamental, a legitimidade das instituições e, por vezes, até a manutenção da ordem pública. Nesses momentos, é comum se somarem as crises de gestão administrativa e as de apoio político. Estamos, então, diante de uma situação crítica de governabilidade.

Para essas situações, procurávamos nos antecipar, apresentando indicadores de riscos à governabilidade e sugerindo propostas preventivas de crises. Isso aumentava as chances de conseguirmos ser bem-sucedidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *