Cunha Couto

Gestor de Crises

Fim da Guerra do Vietnã

_CCBlog285

Há 50 anos, no dia 30 de abril de 1975, terminou um dos mais emblemáticos conflitos da Guerra Fria: a Guerra do Vietnã. Essa crise acabaria por unificar o país asiático, até então dividido, e por mudar para sempre os Estados Unidos.

Divisão e Conflito

Anteriormente, o Vietnã era dividido em dois: Vietnã do Sul (capitalista) e Vietnã do Norte (comunista). Esse conflito era alimentado pela União Soviética (URSS) e pelos Estados Unidos (EUA), que competiam pela hegemonia político-econômica internacional.

Somente após dezesseis anos de combate entre forças americanas e vietnamitas, a guerra se encerrou com a vitória das forças comunistas.

A Queda de Saigon

A tomada de Saigon pelos comunistas resultou na retirada de militares americanos e de civis sul-vietnamitas, em uma operação chamada Operação Vento Constante — a maior evacuação com helicópteros da história.

Estratégias Americanas

Ficaram famosas as estratégias dos EUA para sair da guerra, baseadas nas ideias de Henry Kissinger, então secretário de Segurança Nacional.

Com a expressão “escalar para depois desescalar”, ainda usada em conflitos atuais, a administração Nixon orientava o uso da estratégia conhecida como bombardeamento de saturação por toda a antiga Indochina — e não apenas no Vietnã do Norte — como forma de forçar os adversários à mesa de negociação.

Além de envolver os vizinhos da região, essa estratégia custou a vida de aviadores norte-americanos e resultou em milhares de militares prisioneiros.

Acordos de Paz

Conversações secretas foram abertas com o Vietnã do Norte até culminar nos Acordos de Paz de Paris, em 1973.

A “Vietnamização” do Conflito

Outra estratégia foi a chamada “vietnamização” do conflito, ou seja, a transferência do combate para os militares do Vietnã do Sul. Eles deveriam assumir o papel dos EUA no campo de batalha, permitindo que os soldados norte-americanos voltassem para casa.

Em sequência, deserções em massa e ondas de saída de refugiados facilitaram a tomada de Saigon pelos norte-vietnamitas.

Consequência Geopolítica

Como consequência importante, para evitar uma derrota completa no Sudeste Asiático, Kissinger negociou um encontro simbólico entre Nixon e Mao Tsé-Tung. Esse encontro originou a famosa visita de Nixon à China em 1972 e a aproximação sino-americana, que mais tarde possibilitaria à China tornar-se uma potência global — hoje competindo de igual para igual com os EUA e abrindo uma nova crise.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *