Durante 28 anos, esse muro foi o símbolo da divisão do mundo por causa da Guerra Fria.
A Alemanha foi um dos grandes palcos da Guerra Fria, uma vez que o país foi dividido em duas nações. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, derrotada, foi dividida em quatro zonas de influência: uma britânica, uma francesa, uma norte-americana e uma soviética. Essa divisão em zonas de influência também ocorreu em Berlim, capital da Alemanha. Com o avanço das tensões resultantes da Guerra Fria, a Alemanha acabou dividindo-se em duas nações.
A Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) foram as duas nações surgidas dessa disputa político-ideológica. Berlim, por ser uma grande cidade e por ter importância estratégica, foi disputada pelos dois blocos, o que resultou também na sua divisão.
Começava, então, uma disputa que se estendeu por cinco décadas. Com a configuração desse quadro e a formação do bloco comunista no Leste Europeu, os Estados Unidos precisaram de uma estratégia para barrar o avanço desse bloco pela Europa e, assim, surgiu o Plano Marshall, com o objetivo de financiar a reconstrução dos países da Europa Ocidental que sofreram com a destruição causada pela guerra.
Como resultado disso, Berlim Ocidental (lado capitalista) desenvolveu-se, e a população oriental de Berlim, insatisfeita política e economicamente, começou a migrar em grande número para o lado ocidental.
O Muro de Berlim foi, por isso, erguido em 13 de agosto de 1961. Só em 1989, 28 anos após a divisão que deu origem às duas Alemanhas, protestos surgiram de ambos os lados pedindo a queda do muro que dividia Berlim, até que, em 4 de novembro, um milhão de pessoas foram às ruas de Berlim Oriental exigindo reformas.
Com isso, cresceram a pressão internacional e as manifestações nas duas Alemanhas. Finalmente, em 9 de novembro de 1989, foi iniciado o desmonte do Muro de Berlim, marcando o fim da Guerra Fria, a reunificação das duas Alemanhas, o término dos regimes socialistas e o início da globalização. Ainda que simbolicamente, representou a vitória do capitalismo sobre o socialismo.