Cunha Couto

Gestor de Crises

CRISES HISTÓRICAS EM AGOSTO

CCBlog206

Fonte: calendário do Embaixador José Antônio de Macedo Soares

23 de agosto de 1966: a sonda espacial “Lunar Orbiter 1” fotografou pela primeira vez a Terra a partir da órbita da Lua. Esse foi um programa espacial desenvolvido pelos EUA para o envio de cinco sondas espaciais não tripuladas à Lua entre 1966 e 1967.

1º de agosto de 1936: Adolf Hitler abriu a 11ª Edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Berlim, na Alemanha. A cerimônia de abertura contou com fanfarras musicais dirigidas pelo compositor Richard Strauss e, pela primeira vez, foi retransmitida pela recém-criada televisão. Foi em Berlim que se criou também o cortejo da tocha olímpica, realizado até hoje. A XI Olimpíada foi usada por Hitler para mostrar ao mundo uma suposta Alemanha pacífica, mas superior. Apesar de terminar os Jogos liderando o quadro de medalhas – 33 de ouro – Hitler teve de aceitar a vitória de um pequeno grupo de atletas negros norte-americanos, que conquistou a maioria das medalhas do atletismo, a modalidade mais importante dos Jogos.

2 de agosto de 1939: Albert Einstein assinou uma carta enviada a Franklin D. Roosevelt, presidente dos EUA, na qual advertia que a Alemanha poderia desenvolver bombas atômicas e pedia que Roosevelt agisse o mais rápido possível. O alerta foi um dos fatores decisivos para a criação do Projeto Manhattan, que desenvolveu as primeiras bombas atômicas dos EUA.

9 de agosto de 1974: o presidente norte-americano Richard Nixon formaliza sua renúncia. O vice-presidente Gerald Ford assume como o 38º presidente dos EUA.

12 de agosto de 30 a.C.: Cleópatra VII, a última rainha do Egito, teria se suicidado com a mordida de uma cobra venenosa. Outros historiadores argumentam que ela foi assassinada. Ela foi uma das rainhas mais poderosas de seu tempo, além de ter sido amante de dois dos mais poderosos homens da época: o ditador Júlio César (100-44 a.C.) e o general Marco Antônio (83-30 a.C.). Não é de estranhar, portanto, que sua vida tenha inspirado autores tão diversos como Virgílio, Bernard Shaw e Shakespeare.

14 de agosto de 1945: o Japão aceita a rendição incondicional, marcando o fim simbólico da Segunda Guerra Mundial. A rendição japonesa foi anunciada ao mundo pelo presidente norte-americano Harry S. Truman. Pelo lado japonês, a decisão foi repassada à população pelo imperador Hirohito, quando, pela primeira vez, um imperador se dirigiu à nação por meio do rádio.

15 de agosto de 1954: Alfredo Stroessner assumiu o poder no Paraguai. Uma insurreição militar o depôs em 3 de fevereiro de 1989. Ele obteve asilo no Brasil, onde permaneceu até sua morte em 16 de agosto de 2006.

18 de agosto de 1964: o Comitê Olímpico Internacional proibiu a República da África do Sul de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio devido às suas políticas de apartheid. A proibição permaneceu em vigor até 1992.

19 de agosto de 1934: Adolf Hitler se torna presidente da Alemanha.

22 de agosto de 1942: o presidente Getúlio Vargas toma a decisão de declarar guerra às potências do Eixo (Alemanha nazista e Itália fascista). A declaração de guerra contra o Japão ocorreu pelo Decreto nº 18.811, de 6 de junho de 1945.

24 de agosto: 75 anos da fundação da OTAN.

24 de agosto de 1954: Getúlio Vargas cometeu suicídio com um tiro no peito no Palácio do Catete. É sucedido pelo vice-presidente João Fernandes Campos Café Filho, o primeiro presidente protestante do Brasil. Um segundo presidente evangélico foi Ernesto Geisel.

25 de agosto de 1961: o presidente Jânio Quadros renunciou com um curto bilhete ao mandato de presidente da República, sete meses após a sua eleição. A renúncia foi prontamente aceita pelo Congresso Nacional, e não houve clamor popular por sua volta.

27 de agosto de 1828: o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata assinaram o Tratado do Rio de Janeiro, documento que estabeleceu a independência da República Oriental do Uruguai. No dia seguinte, com a assinatura do Tratado de Montevidéu, chegava oficialmente ao fim a Guerra da Cisplatina, iniciada três anos antes. Localizada na entrada do estuário do Rio da Prata, a província Cisplatina era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio da Prata, além de acesso aos rios Paraná e Paraguai.

29 de agosto de 1944: os Aliados retomam Paris após quatro anos de ocupação nazista. Celebrando a ocasião, o general Charles de Gaulle lidera um desfile triunfal no Champs-Élysées.

30 de agosto de 1875: ocorreu na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a chamada Revolta das Mulheres. Aproximadamente 300 mulheres foram às ruas, armadas com pedras e pedaços de pau, para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *