Cunha Couto

Gestor de Crises

A percepção da conduta dos atores em uma crise

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Como saber se os atores envolvidos em uma crise querem colaborar ou escalar?

Com a prática da atividade de acompanhamento de crises, é possível desenharmos, a partir das reuniões de articulação, uma percepção se estamos diante de condutas de colaboração ou de conflito por parte dos que estão presentes ou representados nessas reuniões.

Não é tarefa simples, pois o articulador, nas reuniões sobre uma crise, tem que desenvolver sensibilidade e atenção às posturas dos interlocutores.

Gostaria de compartilhar alguns resultados de experiências vividas durante décadas de trabalho na área de gerenciamento de crises.

Posturas de alinhamento

São condutas que demonstram colaboração com a condução com as propostas do articulador:

  • apoio verbal;
  • apoio político ou material;
  • disposição para fazer acordo;
  • apresentação de proposta;
  • desculpar-se, retroceder ou retratar-se;
  • sinalizar com ajuda econômica, militar ou qualquer outra;
  • comentário otimista ou mesmo declinar-se de comentar;
  • explicitar posição favorável.

Posturas conflituosas

São aquelas que apresentam conflitos, são ofensivas ou defensivas, dependendo da situação:

  • rechaço de proposta;
  • criação de novas demandas, além das que estão em discussão;
  • mobilização em oposição;
  • posicionar-se negativamente às proposições;
  • opor-se a ações;
  • fazer exigências ou ultimato;
  • cancelar evento;
  • não se fazer presente;
  • suspender ajuda;
  • interromper negociações;
  • romper relações.

Estes são apenas exemplos, pois, com a prática, todos somos capazes de desenvolver outras percepções.

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