Cunha Couto

Gestor de Crises

A crescente crise migratória de Cuba para os EUA

CCBlog0054

Superando todos os números anteriores, a situação econômica por que passa Cuba faz com que esse país viva o maior êxodo migratório de sua História.
Segundo a Aduana e Proteção de Fronteiras e a Guarda Costeira norte-americanas, já são cerca de 180 mil cubanos que tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira mexicana e outros 8 mil pelo mar, nos últimos onze meses.

Para se ter uma ideia da piora nas condições de vida em Cuba, em 2021, o número de cubanos que tentaram cruzar a fronteira México-EUA foi de 39 mil, já uma grave situação.

Essa piora nas condições de vida cubana motivou as grandes manifestações de 11 de julho do ano passado. E, tomando como indicador as emigrações ilegais de Cuba, tudo ficou ainda pior, desde então.

As causas dessa crise são de difíceis soluções, isto porque à crise econômica se juntam as energéticas, alimentar, escassez de gêneros e de medicamentos, todas minando a esperança da população.

Importante destacar que o tema migração ilegal sempre foi chave nas relações EUA-Cuba, com variáveis níveis de tensão entre os países no decorrer do tempo.

Ao que tudo indica, essa crise trata-se de um crescente problema estrutural, com o concurso de máfias que controlam as migrações ilegais na região, o que fez serem tomadas novas medidas de contenção, agora parceirizando agências dos governos cubanos e norte-americanos na tentativa de reduzir a migração ilegal.

A lamentar, a gravidade que é o grande número de mortes de cubanos em busca de uma vida melhor!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *